sexta-feira, 15 de julho de 2016

Completamente Deus.Sim, Deus.

Efésios 6.10: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder."
Completamente Deus. Passando por algumas dificuldades, como um pássaro que não pode voar e ser livre para tal novamente; somos nós após um problema resolvido. Passamos a correr sem direção e sem percepção do seu caminhar, queremos ser vistos e gritar "estou bem, sou livre! Tudo passou."
Deus livrou da asa quebrada, do pé machucado, foi apenas um problema temporário. Agora é só alegria e ir em frente, porque o tempo não para. Insistimos em olhar apenas ao nosso redor  e por uma distância até ali; é sempre como se estivéssemos com uma lente para perto, o problema existe, o problema foi sanado, graças a Deus.
Outro dia. Completamente Deus. Aparece a dificuldade, não a mesma ou pelos os mesmos motivos, apenas dificuldade e voltamos a nos sentir como um pássaro que tem problema para voar, indo pro seu canto, com suas lágrimas, seu reclamar, suas queixas, pensando e falando: "por que eu?". E nossos gritos são ouvidos como acusações na percepção do novo. Agora, em nosso caminho, está cheio de pessoas que só nos querem atrapalhar, ninguém nos ajuda. Chegando a querer matar e morrer, distanciando da solução que muitas vezes está muito próxima, mas faz justamente o contrário.
Há três caminhos para uma resolução:
a) distanciar da família;
b) buscar refugio em si;
c) entregar-se a Deus.
Para cada escolha se encontra a solução que busca e saber o certo ou o errado vai depender de até onde ou quando se quer estar. Peguemos, por exemplo, a primeira (a): O homem foi criado para viver em grupo, em sociedade, onde encontrará consolo, compreensão, atenção e amor. Porém jugamos já ter a certeza que são estes que estão nos atrapalhando. Corremos para um canto que não nos encontram e nos isolamos, causando consequências terríveis para nosso eu.
Olhemos o segundo (b): É direito do homem, em seus saberes, procurar em si uma resposta para seus problemas. Muitos de nós só nos encontramos quando somos escorados por nossos sonhos, objeções e esconderijos  que moram em nós, como se tivesse nascido conosco, e vamos em direção a respostas que nos distanciam do caminho -  drogas ilícitas e lícitas, que trarão prazer e confundirão ainda mais, passando a viver neste canto e representando sua vida para o mundo conforme seus sonhos. E até sua busca pessoal perde o sentido e para este mundo, que pode escolher percorrer outro caminho ou não, haverá solução para alguém que deixar de acreditar nele e passar  a crer nos sonhos. Mas, só o sonhador pode acordar por si só. Não existe um meio pelo qual outra pessoa possa interferir na imaginação, no devaneio de quem foi só e deitou-se, cobriu-se e dormiu profundamente . Pode ser até pior, para quem está dormindo, ser convocado, chamado.  Chamado como se precisasse balançá-lo, sacudi-lo - vem! Vem! Vai, vai!" - Tudo é seu mundo e ninguém pode entrar. Descobri-lo  só levará a ter frio e o fará virar para o outro lado e se encolher de tal modo que fique como um montinho de um corpo que perdeu para o desconhecido mais conhecido, que são as drogas.
O homem e seus direitos, vistos como coisas certas e coisas erradas, suas escolhas boas e ruins e suas culpas que o levam para perto ou distante da verdade; onde encontramos a terceira opção (c): Ninguém se enxerga como deveria se enxergar, por isso corremos atrás do vento deixando nossos devaneios, ser objetos de nossas buscas e, muitas vezes, só saímos à caça sem saber o caçar; são só sonhos.
Deus não nos deu espírito de perdedor, mas de vencedor. Sei que Ele não determinaria ao homem colocar nomes nos animais se esse não tivesse domínio sobre estes; não ordenaria casais que  se multiplicassem, se não fosse para viver em grupo e em sociedade. E não daria o suporte destes seus em todo tempo; não tiraria seu povo do Egito, se não os entregasse uma terra que mane leite e mel; não nos enviaria seu Filho, se não fosse para tirar-nos de um lamaçal e sermos parecidos com Ele, que foi humilhado e cuspido, que morreu por nós e que hoje vive à destra do Pai, preparando lugar para nós, que estaremos  juntos - não porque somos os mais inteligentes ou superiores em algo, mas porque confessamos que Ele, Jesus Cristo, é o Filho de Deus - .
Quando, por algum motivo, chegar a um cruzamento onde existir mais de um caminho a seguir, escolha segundo o desejo do Pai: continuar com a razão em quem você e eu não precisamos desviar dos nossos; destes que nos querem acordados para nos ajudar, nos falar de amor e da falta que fazemos pra eles.
Salmos 18.2:  Se fizermos o Senhor por nosso rochedo, teremos um lugar forte em que problemas não nos atingirão; se fizermos o Senhor nosso libertador, Ele nos promete, verdadeiramente, que seremos libertos, e nossos gritos serão de vitória.
Meu Deus, em ti somos fortificados. Se colocamos Deus à frente, podemos ter a certeza de uma proteção até a volta do seu Filho, em quem temos o auxílio necessário como advogado fiel. N’Ele, sim, podemos nos refugiar. Que Deus, o Eterno, nos dê sabedoria de sermos somente filhos, aguardando sua volta. Em nome de Jesus.


Pegadas salmos 103. 1-6


Impossível compreender Deus e seus atos de amor por nós. Em um momento estamos tristes e procuramos por Ele e, sem perceber, Ele nos dá outros momentos de alegria. A existência de Deus em nossas vidas é o perceber de sua ação nos nossos fazeres, em nossas desculpas e em nossas orações. Deus está presente no mundo e tudo está em seu controle, nossas vidas e nossos dias já estão escritos. Temer a Deus é reconhecer o seu poder; alegrar-se no Senhor é saber que Ele nos faz felizes e encontrar-se no Senhor é tê-lo como único caminho.  Deus não improvisa, pois tudo Ele sabe. Estamos sobre a proteção do Criador, precisamos permitir sua ação em nossas vidas. Não devemos seguir como se vivêssemos o dia de hoje como o de ontem, podemos, na certeza de que Ele nos quer dar o melhor, deixar que Ele nos guie e que seja nossa Rocha.
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome" Sl 103.1. Não temos como mensurar a olho nu o Mundo, o Planeta, o Satélite  e fica tudo tão imenso que foge a nossas concepções de grandeza. Assim também são nossas compreensões de certo e de errado, quando alguém nos fala de mundano aquele que dá valor às coisa do mundo, que quer desfrutar dos prazeres desta vida se conformando com o que tem e que pode ter aqui, sem querer ter a segurança que Deus nos dá. Porque, para isso, precisa-se e exige-se mudança. - “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Is 55.6 - Mesmo sabendo que todo dia o homem retorna a seus feitos, devemos falar pra ele: "Deus te ama! Deus te ama! Espera no Senhor!"
Nós sabemos como funciona: aparece um gosto, como anseio de estar na casa de Deus, mas nós nos permitimos sair para alterar a ação de tudo que estávamos fazendo, mesmo sem querer as modificações que virão. Nós não compreendemos Deus, um amor que transformar o coração, mas a nossa mente diz que precisamos admitir a ação Dele em nossas vidas. - Sl 103. 3-5 "Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime tua vida da perdição;  que te coroa de benignidade e de misericórdia, que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” - Receber a Deus e perceber que ele nos alegra e que nos quer bem.
Nós iremos até a morte e poderemos ser julgados culpados ou não; nós vamos até a morte e viveremos eternamente ao lado do Criador. Sl 103.6 "O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos”. Se o Senhor te convida a orar, vamos orar: Senhor, não entendo sua grandeza e poder, não compreendo por quê o Senhor me quer a seu lado sendo assim como sou, mas desejo que o Senhor me guie e coloque em meu coração a sua paz para que eu possa também ser visto como separado do Senhor, em nome de Jesus,  amém.


sábado, 2 de julho de 2016

Passaram a seco

 Texto Bíblico Êxodo 14, Josué 3.17, 16, 2 Reis 2.8, 2 Reis 2.14
Nossos dias teremos aflições. Mas porque insistir em colocar os problemas nas nossas costa e sai tortos sem saber o que fazer. Alguns de nós caminhamos em busca de soluções. Seja para problemas no serviço, na escola, no transito, na igreja, no lar, na família  e vai por ai.
A Bíblia nos diz para descansar no Senhor. Deixar nos a guerras e buscar Paz, sabemos que quando estamos com uma dificuldade tudo que temos é o desejo de resolver. Porem não funciona assim. Deus mesmo diz em Jeremias 29.11 eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, pesamento de paz e não de guerra.
Alguns de nós caminhamos em busca de soluções. Seja para problemas no serviço, na escola, no transito, na igreja, no lar, na família  e vai por ai.
A Bíblia nos diz para descansar no Senhor deixarmos a guerras e buscar Paz, sabemos que quando estamos com uma dificuldade tudo que temos é o desejo de resolver. Porem não funciona assim. Deus mesmo diz em Jeremias eu é que sei que pensamentos tem de paz não de guerra.
Alguns de nós caminhamos em busca de soluções. Seja para problemas no trabalho, na escola, no transito, na igreja, no lar, na família  e vai por ai. A Bíblia nos diz para descansar no Senhor deixar nos guerras e buscar Paz, sabemos que quando estamos com uma dificuldade tudo que temos é o desejo de resolver. Porem não funciona assim. Moisés esta fugindo de Faraó chega de frente para o mar e o povo logo se assusta como passaremos  e a solução esta em Deus, que manda Moisés levantar o cajado e o mar se divide e todo o povo passa a seco. Pra nós também exite dias que parece que chegamos frente ao mar e tem um Faraó vindo com muita fúria.  Os problemas, as dificuldades devem ser compartilhadas, devem ser comentadas com quem tudo pode se ficarmos só curtindo vamos ficar em desvantagem. Deus tem prazer em nos ouvir e tem solução para este e muitos problemas. Josué tinha que passa o rio Jordão mandou os profetas que coma arca estava e ali quando colocaram os pés na água secaram, passaram eles e todo o Israel a seco. Estamos em dificuldades precisamos de ajuda o caminho não é propicio, chame o homem de Deus, os profetas estavam com a Arca da aliança, o homem de Deus hoje esta com a Bíblia este é o seu pastor. Fala com ele e vai, deixa o resto com Deus, Ele tudo pode.  Elias caminhava para Jerico, juntos a Eliseu, com cinquenta homens filhos dos profestas e chegaram frente ao Jordão, dobrou sua capa e bateu nas águas e passaram a seco. Simples assim, a confiança em Deus deve ser algo assim surpreendente que ultrapassa os entendimentos ao ponto de muitos desconfiar e fazer as perguntas mais tolas que só quem crê entende e a estes somente podemo orar por eles. Oque precisa hoje pedi a Deus? Você não precisa esperar, não ha fila, nem senha, bastas falar com Ele e confiar que Ele fará. Eliseu que aprendia com o mestres lhe pediu uma porção dobrada de seu poder e você o vai pedir. Apreender de Deus e obter conhecimentos que lhe tirará deste plano e o colocará em outro que muitos não entenderam, mas Mc 9.33 :Tudo é possível ao que crer. Eliseu com ousadia pega a capa de Elias e repete o feito de seu mestre e pergunta ":Onde está o Senhor Deus de Elias" e passou a seco. Não existe neste mundo algo difícil para Deus. Mas, precisamos confia que Ele tudo pode. Sejamos nós também um pouco mais audaz,corajoso e deixemos que o Espirito Santo nos fortaleça, dando nos entendimentos para fazer segunda sua vontade.
Ore.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Deus nos fala

Ainda exitem pessoas que saem de casa em busca de um dia maravilhoso sem desejar para si este dia. Deus em sua infinita misericórdia nos agrada presenteando-nos com dias que somamos e aos  365 dias do ano, comemoramos com festas, que não faltam amigos que nos desejam feliz aniversário. Todos os dias nós somamos coisas às nossas vidas e até buscamos conhecer um pouco mais de muitas destas, mas, hoje, tudo que pode nos trazer e nos fazer felizes é estar ouvindo a Deus.
A igreja de Deus precisa ouvir mais, orar mais, enxergar mais e chorar mais. Em Apocalipse 2.7 Jesus se revela a João  e fala: Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Um dia, nossos primeiros pais estiveram próximo da árvore da vida, viviam e desfrutavam da companhia sublime do Todo Poderoso e eram tratados como únicos, quando puderam ter o privilégio de colocar nomes nos animais e reinar sobre estes. Apenas eles receberam sabedoria e imagem de Deus - Gn 1.27 - , por todos os tempos, o homem poderia ter este prazer: de ouvi a voz do Criador; e ele o fez, mas não deu importância. Em Gn 3. 12, o Senhor falou: "somente daquela árvore não comerás do fruto" Gn 2.17 "da árvore do conhecimento, não comerás". Percebe-se que a árvore da vida estava lá também no jardim como está escrito em Ap 2.7. Deus não os proibiu de comer, mas  somente da árvore do conhecimento foi-lhes dito "não comerás". Nós somos assim; se nos falarem que estamos com  diabetes, passamos a ter vontade de comer doce; se nos falarem que nossas finanças vão mal, temos vontades de comprar. Se nos proibirem, temos os desejos aguçados. Ainda que procuremos em nós o sentido destes distúrbios, não encontraremos, pois somos muito egoístas para admitir que nossa perfeição está em obedecer, ser separados, buscando a santificação dia a dia.
Caímos hoje, como caíram os nossos pais lá no jardim. Em Apocalipse 2.7, Jesus fala ao vencedor: "dar-lhe-ei a vida eterna". Está a um dia, a uma hora ou a poucos momentos de nós, mas temos que perseverar, ouvir à Deus, saber que Ele é Deus e que tudo está em seu controle. Não podemos mudar seu plano para nós. Devemos ser mais servos, humilhar-nos em oração, enxergar sua vontade para nós, chorar por este amor que nós não compreendemos e somar em nossos dias o desejo de sermos parecidos com seu filho Jesus Cristo. Deus é Deus e nos fala.

Família

 Boa tarde; boa noite,bom dia.
Continuemos confiantes. Precisamos nos concentrar naquilo que queremos. Se não tem muita importância, desde já, podemos abandonar, mas, se temos uma petição que achamos difícil de conquistar sem ajuda de Deus, permaneçamos; vai valer a pena. Nada sem esforço pode ser bom.
Versículos que destaquei em minha leitura:
Mt. 5: 13,16, 23 - Somos o sal da terra. Se nos afastarmos do Deus da salvação, se não queremos estar na casa do Pai; para nada mais prestamos... Assim, busquemos fazer a vontade de Deus; abra o sorriso, pense coisas boas e glorifique ao Pai.
Mt. 5:37.  6:6 - Precisamos ter tempo para Deus, para orar. Não como obrigação, mas, porque, sem oração, as coisas pequenas se tornam muito grandes, não como sacrifícios, que morremos para fazer, mas, porque sabemos que Deus pode. É orar, como o mandamento e nosso Pai, que está no Céu, nos recompensará.
Mt. 6:17 - Precisamos, antes de mais nada, deixar Deus que nos use. Precisamos exercer o perdão, jejuar com propósito.
Mt.7: 1,12 - Estes versículos nos ordenam a continuar orando, sendo referência, espelho.
Mt.7:14 - Somos minoria. Sabemos que caminhar para a vida eterna requer deixar a
s coisas do mundo para o mundo, coisas que aprendemos a gostar e têm sinônimo de felicidade instantânea, mas, agora estamos salvos, devemos deixas as coisas que conhecemos e nascer de novo em Cristo Jesus.
Mt. 7: 17 - Você se considera boa árvore? - Mt.7:24 - 27; 8:7,11 - Nossas casas e famílias devem ser edificadas na Rocha. Família longe da casa do Pai é família desestruturada. Podemos pensar sobre isso e olhar para os nossos irmãos, nossos familiares que desprezam a casa do Pai e ter a certeza de que o melhor lugar é nos braços do Pai, na Rocha e o melhor é escutar de Jesus: "Eu irei curá-lo". Faremos parte da mesa do Rei.
Mt. 9: 18 - Pedindo com fé, com certeza que vai receber, poderá até ressuscitar dentre os mortos. Não só espero, mas, tenho certeza: grandes coisas vão acontecer.
Mt. 9: 29,30 Possamos permitir que Jesus toque em nossos olhos para que possamos enxergar. E que sejamos trabalhadores na seara.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Oportunidades para Orar.

Certamente existem pessoas que têm o dom de orar. Passam horas meditando e fazendo inveja em quem não tem este privilegio de estar em contato direto com Deus o tempo todo. Sua mente é  uma fabriqueta de grandes desejos espirituais e formadora de palavras vivas em que outros sempre a querem ouvir. Como uma luz. Mas exitem pessoas que não acreditam no poder da oração; nem têm o desejo de ouvir ou ver a primeira (luz). Assim, nos vem a pergunta: por que a primeira tem a pré-disposição de amar a Deus sobre todas coisas e a segunda, o avesso, onde nos parece demonstrar  a clara fala Bíblica em que Deus faz vasos para honra e vasos para desonra? Rm 9.,21; 2Tm 2.20; Hb 3.12, Gl 5.4.
Como caminho, em qual deles caminha o sonhador, o esperançoso? Poderá eu, quem sabe, ter o desejo das respostas, enxergando as possibilidades num outro passo em um outro trilhar? Há muitos que têm buscado a sabedoria dos Céus para não enfrentarem o uso considerado excessivo na modernidade da palavra do Senhor. Nem desenfurecer (evitar) de falar quando se percebe o ambiente hostil como no segundo que há uma desconfiança por este que nos leva a fazer uma pesquisa de satisfação familiar que passa a equilibrar o julgamento. Não gostaria de lembrar nem de citar a necessidade das disciplinas de Ética e Moral que hoje não são lecionadas  em nossas instituições de ensino. Porém, lembrar que hoje são tarefas das instituições teológicas (igrejas). Nas ultimas décadas pudemos observar famílias desfeitas pela falta do bom senso ou falta do uso da sabedoria da razão em que suas ações o levam: a distanciar-se de uma escolha pacifica, assertiva, que nos mostra julgamento construtivo e não precipitado onde a família sempre é alvo. Com poucas exceções, atualmente, podemos, num contexto geral dizer que somos alvos fáceis do diabo. Ele não tem dificuldade mais para desfazer a instituição primaria de Deus conforme Gn 9.7, mas, por que estamos nos distanciando da presença de Deus? Teríamos muitas respostas e não seria a minha a melhor ou que pudesse engessar e divulga-la como certa. Porém, precisamos ser éticos e morais em tudo que fizermos para que não nos falte a sabedoria e coloquemos nossas vontades acima da razão. Hoje podemos constatar o quanto esta nos falta, quando se faz perguntas simples como: "seu pai?", "sua mãe?" e temos respostas que percebemos que estes que deveriam ser filhos não o são. A responsabilidade dos pais é desconhecida pelo seus filhos. É a criatura que desconhece o criador Mt 24.12. Não se pode falar mais em amor, este esfriamento do desejo de comunhão se reflete na modernidade e perpassa sua função maior que é conhecer a verdade. Uns compreenderão que só se pode ter razão se conhecerem a verdade; outros, buscam no seu interior, naquilo que sabem (senso comum) sua verdade. Mas, temos que lembrar: verdade é tudo aquilo que não se pode contestar. Busque-a e se liberte por amor de nossos Senhor Jesus Cristo.


Feriado oba.

Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. 2 Reis 4:26
Feriado, oba.
O Deus de misericórdia enviou seu único filho para salvar seu povo. É interessante como esta data vem sendo deturpada no seu sentido comemorativo. Natal, nascimento do filho de Deus, tem tido um significado pouco social, humanizado e comum como seria de se esperar do nascimento do Rei Jesus. As festas se alastram como praga ou tormenta que não se pode conter. Fugindo o controle ao alcoolismo e outras drogas lícitas que impulsionam, incentivam e fragilizam o povo de pouca ou nenhuma instrução e, mesmo aqueles a que receberam os conhecimentos, cientificam-se e se fazem rebeldes para que possam ser vistos, mas que não conhecem a as instruções do ensino de Deus, colaboram a aliciar os seus e pagam para outros gostarem de seu modo de vida.
Um infortúnio que se partem como partem os desconhecidos dos que insistem em não ver a face de Deus e sua mão agindo em suas vidas, mas que continuam a se esconder como avestruz no asfalto. Deus, em sua infinita misericórdia, poupa vidas mesmo às grandes tragédias como a atual em que é divulgada a maior chuva já vista em um local. Vê-se o pouco caso que se faz das vitimas e menos ainda de suas perdas e prejuízos, uma cruz o infortúnio do pretérito anunciado no presente preste a deflagrar. Mas, as incidências do vulgar dão lugar ao chamado previsto, para depois faltar motivo de choro de lamentos. São tantos avocados a obscenidades banais, que estão corriqueiros em encontros joviais em que não importa a idade e sim suas fases no detrito na sujidade de suas mentes necessitadas de aflorar a vida nos seus fazeres lícitos.
Uma insanidade para uns que infiltram seus próprios filhos a comemorações desregradas, ouvindo músicas sem harmonias, sem composições que induzem a pessoa de bem a passos largos à propensão sem fim.
O natal que refletia o nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo como um monte de feriados são apenas motivos de glutonaria e embriaguez. Estamos vivenciando carnaval de todos os dias, numa espera da morte onde devemos viver tudo, já e agora. Esta incerteza do amanhã forja contra o bem do homem e reduz as oportunidades do querer amparar, defender e auxiliar o próximo.

Poderia ser descanso, folga, ócio, mas pode significar problemas no presente, no pretérito e no futuro e poderá estar esbaforido, anelante e tardio a solicitar para si repouso. Que possamos rever nosso modo de como estar evangelizando e este venha a ser mais eficaz, na solidez bíblica da vinda de Jesus. À esta certeza regozijemos.